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quinta-feira, 20 de junho de 2013

Aprender matemática é também aprender a pensar matematicamente"

O objetivo desta atividade é atender à dimensão conceitual do conteúdo; à dimensão procedimental e explorar também, a dimensão atitudinal, pois o aluno precisa ter uma ideia de raciocínio dedutivo, que fica mais clara a partir de situações familiares que favoreçam a formação cognitiva dos alunos. 


(*) Atividade do livro Imenes & Lellis, Livro Matemática - 9ºano - Editora Moderna.  

Conversando sobre o texto

a. Você já tinha ouvido falar de Sherlock Holmes? Já leu suas histórias ou assistiu a seus filmes?
b. Com base em que indícios Sherlock deduziu que a cliente era datilógrafa e míope?
c. Uma pessoa que trabalha como digitadora pode ter unhas longas?
d. Que indícios podem levá-lo a deduzir que uma pessoa gosta de rock?
e. Na quarta-feira, a televisão prevê que no dia seguinte vai chover muito em Belo Horizonte. Na                       sexta-feira, você lê no jornal "Trânsito para em Belo Horizonte". O que se pode concluir dessas duas notícias?
f. Explique o que é pensar dedutivamente.
g. Em que situação um médico usa raciocínio dedutivo?
h. Explique o que é argumento.
i. Explique o que é teorema.
j. Dê o enunciado de algum teorema que você conheça.
k. O raciocínio dedutivo consiste de argumentações lógicas para convencer as pessoas. Na sua relação com as pessoas, você prefere usar uma argumentação lógica ou tenta impor seus pontos de vista?  


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